Tantas pessoas desejam tocar um instrumento, mas se julgam incapazes,
achando que é difícil demais. E também há os que iniciam o aprendizado, mas
desistem no meio do caminho por diversos motivos.
Ter dom é apenas um fator, pois qualquer pessoa pode aprender a tocar (e
bem!) um instrumento musical.
Sendo o menor dos instrumentos de sopro e o único que possibilita que duas
ou mais notas sejam tocadas ao mesmo tempo, a harmônica vem ganhando destaque
no Brasil por ser um instrumento relativamente barato, fácil de se aprender
a tocar e de carregar (cabe no bolso!), além de ter uma bela sonoridade.
Existem diversos tipos de harmônica. Com elas você pode tocar diferentes
tipos de estilos musicais. No caso da harmônica diatônica, que é a que será vista
neste método, você poderá utilizá-la em rock, blues, country, reggae, baladas,
música clássica e onde mais sua criatividade perm itir.
Como
estilo, mas com os conhecimentos que trago aqui, você poderá desenvolver
seu estilo para tocar outros estilos.
Espero que você faça bom uso do conteúdo e do CD que acompanha este
método e que assimile bem as dicas dadas no decorrer do curso. Boa sorte!
ANTES DE INICIAR
Se for a primeira vez que estiver lendo este método, mesmo que você já tenha
experiência com a harmônica, leia esta seção atenciosamente antes de continuar.
Os dois termos, “harmônica” e “gaita”, serão utilizados para nos referir ao
nosso instrumento. Veja também as dicas dadas na página 25 e use este método
como referência, revendo-o de tempos em tempos.
Um degrau de cada vez:
harmônica é de pelo menos dois meses. A maioria dos iniciantes tenta utilizar
técnicas e efeitos avançados mesmo antes de ter um certo nível de controle da
respiração. Isso não é recomendável, pois o mau uso da harmônica pode trazer
“vícios” difíceis de se tirar posteriormente e até mesmo estragar seu instrumento.
Vá com calma, estudando cada técnica até cada uma se tornar algo bem natural
de se fazer. Você só tem a ganhar com isso, tanto em desempenho como em longevidade
da sua gaita e também melhora do seu fôlego.
O tempo médio para se dominar razoavelmente a Escolha da Harmônica:
de C (Dó) para estudar por este método. Esta é a melhor afinação para
os iniciantes. Tente encontrar boas harmônicas nas lojas locais ou peça indic ações
de quem já toque o instrumento. Existem harmônicas diatônicas afinadas em
várias tonalidades, que você poderá adquirir posteriormente. Mesmo sendo em
tonalidades diferentes, ao aprender uma delas, você poderá executar suas músicas
da mesma forma em qualquer outra.
Você precisará de uma harmônica diatônica na tonalidade Segurando a Harmônica:
na harmônica, você deve segurá-la de maneira confortável, mantendo os números
no lado de cima. Você aprenderá na página 10 um método mais sofisticado
para segurar e aplicar efeitos enquanto toca a harmônica. Comece a tocar suas
primeiras notas utilizando a técnica de nota simples para que suas canções e
seus
Inicialm ente, enquanto estiver descobrindo as notasriffs sejam ouvidos com mais clareza. Respiração:
vibra, emitindo a nota musical. Cada palheta corresponde a uma nota, de acordo
com a afinação da harmônica que estiver sendo tocada. O controle da respiração
e bom fôlego são essenciais, devem ser desenvolvidos com paciência.
Relaxe e sopre fazendo o ar passar através e não para dentro da gaita. Nas notas
aspiradas, concentre-se em trazer o ar através da harmônica e da sua boca, até
seus pulmões. O que você estará fazendo é respirar ao mesmo tempo em que
toca. Desenvolva as técnicas avançadas de respiração com o auxílio de um instrutor.
Manter-se relaxado e ter uma boa postura serão essenciais para seu me
mas também é recomendável que você pratique exercícios Em melodias simples (“Oh Susana”, por exemplo)Straight), mais comumente a parte central e as casas altas da harmônica e a maiorBlues a 2ª posição (Cross Harp) é a O espelho pode ser uma boa ferramenta de prática. Ele permite Um gravador ajuda bastante. Grave seus ensaios e práticas para
Diferenças individuais:
muito mais do que as pessoas imaginam. Todo o processo inicia pelo diafragma,
passa pela constituição física de cada um (a forma das mãos, da boca etc), o tipo
de respiração, técnicas, o balançar do corpo enquanto toca e até mesmo a qual idade
e idade do instrumento influenciam. Como cada pessoa é diferente, mesmo
que duas estejam tocando o mesmo modelo de gaita, ainda assim elas soam diferentes.
Isso tudo lhe dá uma individualidade musical: apenas você terá o seu som,
o seu jeito de tocar. E ao estudar uma música gravada, não se esqueça de que há
outras influências, como a idade da gravação, a qualidade do gravador ou da TV
(no caso de fitas de vídeo), dos equipamentos (microfones, amplificadores) e dos
efeitos que o músico utilizou, da temperatura ambiente e assim por diante. Uma
última curiosidade: o som que você escuta quando está tocando é ligeiramente
diferente do que o som que a sua platéia ouve. Quando ouvir suas gravações você
irá perceber isso. Por tudo isso não pense que você está tocando errado se
perceber que está muito diferente de outro músico ou da gravação, certo?
Tocar a harmônica não é tão difícil, mas envolve Paciência:
no início. Não fique imaginando se você está tocando bem ou não. Divida
seu tempo entre estudar escalas, acompanhamentos e solos para melhorar a
Faça seu tempo. A harmônica pode ser um pouco difícil e decepcionante técnica, mas não esqueça de se divertir enquanto toca. Assim você evoluirá mais ”Jam session” (ou simplesmente “jam”) é uma forma dejam sessions.
Acidentes acontecem
Você está numa
com eçando pelo quinto grau”. Antes de coçar a cabeça e pensar em mudar de
profissão, vamos aprender um pouco sobre como a música funciona. A teoria musical
é freqüentemente evitada, mas é interessante e útil conhecer alguns elementos
básicos. São coisas simples que podem fazer você evoluir mais facilmente no
estudo de qualquer instrumento musical, mas que requerem compreensão. Não
se preocupe em decorar. Apenas busque compreender o que mostro aqui da maneira
mais simples possível e volte a esta seção de vez em quando, para referê ncia.
jam session e um cara fala “vamos tocar um Blues em G As notas musicais e escalas
As
fazem parte da
notas musicais são: dó, ré, mi, fa, sol, la e si. Estas sete notas musicaisescala natural. Escala
da nota mais grave para a mais aguda, ou
primeira nota de uma escala geralmente indica a tonalidade à qual ela se refere.
No caso da escala
A cada ciclo de repetição de uma escala (de DÓ a DÓ) dá -se o nome de
Existem diferentes tipos de escalas (maior, menor, pentatônica, indiana etc).
No final deste método você verá algumas escalas para harmônica.
é um grupo de notas tocadas em seqüência, que pode ser ascendente,descendente, no sentido inverso. Adó, ré, mi, fa, sol, la, si, estamos na tonalidade de DÓ.oitava. Intervalos
Intervalo
Dó-ré, mi-sol e fa-dó são exemplos de intervalos. Na escala natural, os intervalos
entre notas consecutivas são de um tom (t), com exceção das notas MI-FA e SIDÓ,
onde os intervalos são de um semitom (st). Assim temos a estrutura
- T - T - T - St
é a distância entre duas notas, tocadas ao mesmo tempo ou não.T - T - St. DO
T RE T MI St FA T SOL T LA T SI St DO Acidentes acontecem
Como encontramos intervalos de um semitom (St) entre algumas notas, isso
quer dizer que entre as notas com intervalos de um tom encontramos outras notas
musicais. São os chamados
e
uma nota em um semitom.
acidentes, representados pelos símbolos # (sustenido)b (bemol). O # aumenta uma nota em um semitom, enquanto que o b diminui Curso de Harmônica Blues 7
Por exemplo, vejamos o intervalo DO – RÉ, onde há a distância de um tom
entre as duas notas. Aumentando em 1 semitom a nota DÓ, temos
(DÓ#)
No sentido DESCENDENTE, ao descermos a nota RÉ 1 semitom, obtemos
dó sustenido, obtendo então, no sentido ASCENDENTE: DÓ, DÓ# e RÉ. ré bemol
RÉ
DÓ# e Ré
fato de uma mesma nota possuir dois nomes diferentes, damos o nome de
Nossa escala natural permanece a mesma, agora com acidentes e enarmonias:
(RÉb). Nosso exemplo passa a ser, no sentido DESCENDENTE: RÉ -b - DÓ.b são a mesma nota musical, no meio do intervalo DÓ – RÉ. A esseenarmonia. Sentido ascendente
à DO # RÉ # FA # SOL # LA #
DÓ
RÉ
b RÉ
MI
b MI FA
SOL
b SOL
LA
b LA
SI
b SI
ß
Sentido descendente Não há acidentes entre MI-FA ou SI- DÓ, pois o intervalo entre essas notas é de um semitom.
Cifras
As cifras são representações alfabéticas das notas e servem para facilitar a
visualização e o intercâmbio de informações entre músicos de países diferentes.
Em alguns países as notas musicais têm outros nomes, mas as cifras facilitam a
leitura. Por isso, encontra-se mais facilmente tablaturas e partituras cifradas. As
cifras são:
A/LA B/SI C/DÓ D/RÉ E/MI F/FA e G/SOL
muda:
. A representação dos acidentes não Sentido ascendente
à C# D# F# G# A#
C
D
b D
E
b E F
G
b G
A
b A
B
b B
ß
Sentido descendente Há outros sinais que eventualmente acompanham as cifras, como menor
(m), sétima (7), diminuta (º) etc, mas estes se aplicam aos outros instrumentos e
não os usaremos neste método. A partir de agora usaremos as cifras para nos
referir às notas e aos acordes.
Os graus
Conhecer os graus de uma tonalidade é importante para o acompanhamento
de uma música e para entender sua estrutura. Tomando a nota C como tônica, as
demais notas da escala ocupam funções. Como temos sete notas musicais, sete
Curso de Harmônica Blues 8
também serão os graus. Cada grau recebe um algarismo romano e uma denominação,
de acordo com sua função:
CI DII EIII FIV GV AVI BVII . GRAU DENOMINAÇÃO GRAU DENOMINAÇÃO
I Tônica ou Fundamental V Dominante
II Supertônica VI Superdominante
III Mediante VII Sensível
IV Subdominante VIII Tônica ou Fundamental
Na tonalidade de C, sabemos que há um intervalo de um tom entre as notas,
mas há intervalos de um semitom em E
St-T-T-T-St
temos que respeitar esses intervalos. Então, em vez da seqüência pura de cifras
D E F G A B C, encontramos
A:
Qual a aplicação prática disso tudo? Com o tempo seus solos vão combinar
naturalmente com os acordes de uma música. Conhecer os graus facilitará você a
escolher as notas de seus solos, baseando-se no acorde que estiver sendo tocado
em um certo momento. Dependendo da estrutura de algumas músicas, um
gaitista pode querer trocar de gaita em um determinado trecho. Com esses conhecimentos,
você poderá se utilizar desse recurso.
Geralmente a estrutura do Blues se utiliza dos graus I, IV e V. Um Blues em
C utiliza os acordes
III-FIV e BVII-CVIII (lembre-se da estrutura TT-). Transportando essa relação entre os graus para D, por exemplo,DI EII F#III GIV AV BVI CVII. Outro exemplo, agora emAI BII C#III DIV EV F#VI G#VII .C, F e G. O mesmo Blues na tonalidade de G vai usar G, D e C
a estrutura
. Para fixação da matéria, construa as escalas naturais para todas as notas usandoT-T-St-T-T-T-St e as estruturas de Blues para todas as notas. Conclusão da teoria musical básica
Estas foram informações básicas sobre teoria musical. Não é necessário decorá-
las inicialmente, mas é importante que seja compreendida com o tempo. Você
pode também buscar informações em outras fontes, pois, quanto mais conhecimento
sobre o universo musical você adquirir, melhor você tocará no futuro. Há
muito para ser descoberto e explorado na música, mas não adianta encher-se de
tanta informação, já que o mais importante no aprendizado do Blues e da harmônica
é o
feeling, ou sentimento. Feeling
bater palmas, ou bater o pé, ou balançar o corpo no mesmo ritmo. É aquele prazer
que temos ao tocar, seja sozinho ou com os amigos e que faz a gente querer
tocar melhor ainda. Agora você já sabe: se um dia numa
é aquilo que toca seu espírito quando você ouve uma música, te fazjam session chegar um cara falando “vamos tocar um Blues em G, começando no quinto grau”, isso não
A HARMÔNICA DIATÔNICA bend notes. A estrutura entre as notas em harmônicas de outras
Em tablaturas na Internet e de métodos em inglês, as letras A e S são trocadas por D e B, respectivamente.
5. Deve haver espaço suficiente para encaixar seus lábios na parte de cima e
na de baixo da harmônica (a parte interna dos seus lábios é que deve se
moldar a um único furo);
6. A mão direita vai juntar-se à esquerda e formar uma espécie de “concha”
na parte de trás da gaita. Os dedos da mão direita ajudam a apoiar a harmônica
corretamente em sua mão esquerda;
Suas primeiras notas
O essencial para tocar harmônica é emitir
apenas uma nota por vez. A dificuldade varia de
pessoa para pessoa, por isso não desista.
Encoste seus lábios na harmônica: o lábio
superior cobre os números das casas e o inferior
cobre a mesma região na parte de baixo do
instrumento. Os lábios se encaixam na parte
frontal do instrumento, mas é a parte interna deles
que deve moldar-se aos furos. Feche os lábios,
abrindo o suficiente para apenas uma casa.
Escalas e Tablaturas
Existem várias
em uma harmônica. Vamos nos limitar a apenas duas: a escala natural
(primeira posição, também chamada de
(segunda posição, ou
pode aprender outras (algumas estão neste método).
Para aprender e decorar as escalas e as músicas, nós vamos nos guiar pelos
sistemas de
necessidade de se aprender a ler música. A desvantagem deste sistema é que
você deve conhecer previamente a melodia para saber o tempo de duração das
notas.
Existem sistemas de tablaturas para diversos instrumentos. No caso da harmônica
encontramos tablat uras no Sistema de Setas (flechas) ou no Sistema de
Letras. No primeiro, os números mostram a casa utilizada e as setas indicam
quando você deve
indicam os orifícios e as letras mostram se você deve soprar (S) ou aspirar (A)
escalas (maior, menor, pentatônica...) que podem ser toc adasstraight harp) e a escala de Bluescross harp). Assim que pegar intimidades com elas, vocêtablaturas. A principal vantagem da tablatura é a de não haversoprar (ñ) ou aspirar (ò). No sistema de letras, os números1. 1
1ª POSIÇÃO –
STRAIGHT HARP A Escala Natural Maior
Esta é a escala natural, também conhecida como
Harp
Decore a escala, feche seu método e toque-a repetidas vezes, sempre observando
uma boa postura, se você está tocando apenas uma nota por vez e com
clareza. Procure trabalhar o fluxo de ar que passa pela sua garganta e a duração
das notas para aumentar seu fôlego (Veja as dicas dadas no final deste método).
Comece bem lentamente e vá acelerando a sua execução aos poucos. Use os
exercícios como aquecimento sempre antes de tocar pra valer.
Os exercícios dados e canções serão algo que você deverá praticar bastante.
Mesmo que você se torne profissional no futuro, procure praticar sempre e aprimorar
as canções, na medida em que você for adquirindo mais habilidades.
primeira posição, ou Straight. Nela estaremos tocando no grau I da harmônica (C, no nosso caso). Exercícios para melhorar seu controle respiratório
Exercício 1
4 5 4 5 5 6 5 6 6 7 6 7 7 8 7
ñ ñ ò ò ñ ñ ò ò ñ ò ò ñ ò ò ñ
7 6 7 6 6 5 6 5 5 4 5 4 4 3 4
ñ ò ò ñ ò ò ñ ñ ò ò ñ ñ ò ò ñ
Exercício 2
4 4 5 4 4 5 5 4 5 5 6 5 5 6 6 5 6 6 7 6 6 7 7
ñ ò ñ ñ ò ñ ò ò ñ ò ñ ñ ò ñ ò ò ñ ò ò ñ ò ò ñ
As melodias utilizam-se da escala natural. Pratique-as, decorando bem a s eqüência
de notas de cada frase. Toque de ouvido e procure adicionar mais expressão
à execução (por exemplo, tocando mais rápido e de forma alegre).
Agora mais algumas melodias, pela tablatura no sistema de letras, para praticar
a primeira posição (S indica “soprar” e A, “aspirar”). Toque-as de ouvido e
tente dar mais expressão à sua maneira de tocar e preste atenção à suavidade e
dinâmica que a natureza destas músicas exige.
"When The Saints Go Marching In"
Harmônica diatônica, 1ª posição:
[Nível iniciante] 4S 5S 5A 6S 4S 5S 5A 6S
4S 5S 5A 6S 5S 4S 5S 4A
5S 4A 4S 4S 5S 6S 6S 6S 5A
5S 5A 6S 5S 4S 4A 4S
"Parabéns pra você"
Harmônica diatônica, 1ª posição:
[Níveis iniciante/intermediário] 6S 6S 6A 6S 7S 7A
6S 6S 6A 6S 8A 7S
6S 6S 9S 8S 7S 7A 6A
9A 9A 8S 7S 8A 7S
"Jingle Bells"
Harmônica diatônica, 1ª posição:
[Nível iniciante] 5S 5S 5S 5S 5S 5S
5S 6S 4S 4A 5S
5A 5A 5A 5A 5A 5S 5S
5S 5S 5S 4A 4A 5S 4A 6S
5S 5S 5S 5S 5S
5S 6S 4S 4A 5S
5A 5A 5A 5A 5A 5S 5S 5S 5S
6S 6S 5A 4A 4S
"Noite Feliz"
Harmônica diatônica, 1ª posição:
[Nível iniciante-intermediário] 6S 6A 6S 5S 6S 6A 6S 5S
8A 8A 7A 7S 7S 6S
6A 6A 7S 7A 6A 6S 6A 6S 5S
6A 6A 7S 7A 6A 6S 6A 6S 5S
8A 8A 9A 8A 7A 7S 8S
7S 6S 5S 6S 5A 4A 4S
Estes foram alguns poucos exemplos do que você pode fazer com sua harmônica.
Você pode tocar muito mais! Procure tocar músicas “de ouvido”, anotando
as tablaturas para fixar melhor o que você aprendeu. É divertido e ótimo para
treinar musicalmente o seu ouvido. Se tiver acesso à Internet, existem centenas
de endereços com lições e tablaturas de harmônica que são facilmente encontrados.
EFEITOS
Até aqui vimos algumas melodias, com a intenção de melhorar sua técnica
de sopro, para produzir sons limpos e bem definidos. Existem técnicas e efeitos
para alterar o som e dar mais brilho às melodias. Veja os principais efeitos e comece
a aplicá-los em suas melodias, inclusive as vistas anteriormente. Cada té cnica
exige estudo atencioso e prática freqüente para soarem perfeitos. Isso pode
levar algum tempo, mas seu estilo será muito influenciado por eles : quanto mais
prática, melhor você vai tocar.
ABAFAMENTO
Também chamado de “
criar com as mãos uma espécie concha acústica, que funcionará como caixa de
ressonâ ncia. As notas sairão abafadas e com som mais suave.
Segure a harmônica como indicado nas figuras da seção “
harmônica
que estar relaxadas, buscando cobrir a parte de trás da harmônica, mas deixando
um espaço vazio dentro das mãos.
surdina”, é o efeito mais fácil de ser obtido. Você vaicomo segurar a”, na página 10. Junte as duas mãos em forma de concha. Elas têm UÁ-UÁ
Outro efeito fácil de se conseguir, tanto com a boca quanto com o auxílio das
mãos. Primeiro domine cada técnica individualmente e depois use-as simultaneamente.
Uá-Uá com as mãos
longa na gaita e abra devagar a sua mão direita. Faça com calma e feche -os novamente,
voltando ao abafamento. Com as mãos fechadas o som emitido parec erá
com o da vogal “U”. Com elas abertas, a vogal emitida será o “A”. Usando essa
técnica de abrir e fechar as mãos, tente emitir notas longas e fazer soarem como
“UÁÁ-UÁÁÁ”.
: na posição de abafamento, sopre ou aspire uma nota Uá-Uá com pressão dos lábios
forma lenta, como se estivesse falando normalmente, tomando cuidado para em itir
apenas uma nota bem audível.
Para imitar o
nas casas
: enquanto toca, diga as vogais “UÁ -UÁ” deapito de trem , use as duas técnicas de “uá -uá” simultaneamente4ò e 5ò e emita alto e forte: “UÁ -UÁÁÁÁÁÁ”. RONCO
Um efeito bem legal que soa agressivo e cai muito bem em algumas músicas
lentas. Pode ser feito nas notas aspiradas e, com alguma prática adicional, também
pode ser feito nas notas sopradas.
Experimente primeiro sem usar a gaita: puxe o ar com a garganta e ronque;
Igual ao ronco de quando algumas pessoas dormem. Agora aspire numa casa
(
mais força inic ialmente e, até você se acostumar, sua garganta pode irritar um
pouco, mas isso é muito normal. Você pode aplicar este efeito em conjunto com o
abafamento e o
4ò ou 2ò, para começar) e emita o “ronco” com a nota. Pode ser necessário usaruá-uá com as mãos. TRINADO
É um dos efeitos mais utilizados e legais, onde você alterna duas notas de
maneira rápida e clara. Há dois tipos de trinado, o alternado e o lateral:
Trinado alternado
casa na harmônica. Comece com a casa
: trabalhe inicialmente a casa 4, mas pode-se usar qualquer4ò, mude para 4ñ e volte para 4ò e assim por diante. Aumente a velocidade aos poucos, até conseguir tocar da
forma mais rápida e clara possível.
Trinado lateral
tentar outros grupos de casas, como
casa
aumentando a velocidade aos poucos até tocar as notas da forma mais rápida
e clara possível. Este efeito pode ser obtido também nas notas sopradas.
: Agora trabalharemos nas casas 4ò/5ò (depois você pode3ò/4ò). Sem cortar o fluxo de ar, aspire a4ò e mude para a 5ò, volte para 4ò e novamente para 5ò e assim por diante, VIBRATO
Utilize nas notas longas das músicas que você já aprendeu. Veremos três tipos
de vibrato, que podem ser usados em qualquer tipo de música e que têm uma
sonoridade muito bonita:
Vibrato com as mãos:
concha, toque uma nota longa, abra e feche a mão direita sucessiva e rapidamente.
Isto fará a nota “vibrar”.
Segure sua harmônica com as mãos em forma de Vibrato com pressão dos lábios:
pressione a harmônica contra seus lábios rapidamente, fazendo a nota vibrar.
Toque uma nota longa na harmônica e Vibrato gutural:
bonita e extremamente necessária para quem quer levar a harmônica a sério. Os
gaitistas experientes dominam essa técnica, que leva algum tempo para se acos
emitir uma nota longa na harmônica e entrecortá-la com rápidos “quase fechamentos”
de sua garganta.
Uma comparação aproximada é imitar o berro de um bode: dizendo “bé-é-éé-
é-é” nós usamos a garganta para fazer vibrar a vogal “é”. Comece por uma nota
aspirada para ficar mais fácil e depois experimente as notas sopradas, quando
tiver desenvolvido a técnica. Emita uma nota e corte-a com a garganta. Vá repetindo
de forma cada vez mais rápida até que as notas se transformem numa só,
soando tremidas ao invés de cortadas. Treine bastante, com alguém mais exper iente
e também ouça gravações.
Não é uma técnica das mais fáceis no início, mas é muitotumar a fazer e que exigirá muito de sua garganta. O que você precisa fazer é PERCUSSÃO
Você pode criar ac ompanhamento rítmico enquanto outro instrumento estiver
executando um solo. Para isso utilize encontros consonantais, como se estivesse
falando em quanto toca. Diga “TCHÁ”, observando a explosão do “T” e prolongando
o chiado do “CH”. Você pode também usar as letras T (ao pronunciar “ta”,
“to” e “tu”) e C (pronunciando “ca”, “que”, “qui” e “co”) para emitir as notas (sopradas
e aspiradas). Misture à vontade, pronunciando, por exemplo: “tchaca”, “toco”,
“taca”, “tata” etc, criando seus jogos de percussão com estes sons.
BEND NOTES
A técnica das
do acompanhamento de alguém experiente, pois o grau de dificuldade varia de
pessoa para pessoa. Essa técnica (também conhecida como “choro”) é indispensável
para utilizarmos a segunda posição na harmônica, a escala de Blues, pois
ela dá o som característico do estilo. Ou seja: tocar Blues é impossível sem usar
as
Nossa harmônica tem 10 orifícios, cada um com duas notas distintas, num
total de 20 notas. Com a técnica das bend notes é possível extrair notas que não
estão presentes na gaita, baixando a tonalidade em um semitom (bemolizando)
algumas notas naturais. Não é possível “sustenizar” (elevar em um semitom) notas
na gaita.
O que fazemos com a nota é “torcê-la” para que se transforme em outra,
mas isso não é possível em todas as casas da harmônica. O
nas casas aspiradas. O
feito nas casas altas da harmônica. Veja novamente o diagrama da harmônica,
com todos os bends possíveis nas casas aspiradas e nas s opradas:
bend notes também é difícil no início e geralmente necessitabend notes.bend é mais utiliz adobend nas sopradas é mais difícil de se dominar e é Na casa
1ò temos um bend de 1 semitom (Db). Na casa 2ò temos dois bends
semitom nas casas
difíceis e pouco exploradas pelos gaitistas, por isso vão exigir mais treino e orientação
especial.
Experimente começar pela casa
de força no ar, contraia a musculatura da garganta, retraia e baixe a língua. Você
deverá ouvir a nota querendo como que “desafinar”, mas insista até ela cair para
Db. Procure sentir a nota vibrar dentro de sua boca, mais ou menos na parte central
do céu da boca.
Nas notas mais graves, você deverá trabalhar essa vibração na parte posterior
de sua boca, mais próximo à garganta. Nos
vibração se transfere para a ponta da língua. O tempo de aprendizado e a técnica
utilizada vão depender da dificuldade de cada pessoa, de suas características
físicas e geralmente exige bastante paciência. Procure aprender sob supervisão e
pratique bastante. Pratique também com gravações e use a técnica de vibrato
gutural junto com os bends. Não se esqueça de misturar os outros efeitos previamente
ensinados, como o Uá-uá e o ronco.
de 1 semitom cada (Gb e F), três semitons na casa 3ò (Bb, A e Ab) e um4ò (Db) e 6ò (Ab). As bend notes nas casas sopradas são4ò. Ao emitir a nota, aplique um pouco maisbends das casas 8ñ, 9ñ e 10ñ a 2ª POSIÇÃO –
CROSS HARP A Escala de Blues
Esta posição, que é a mais utilizada no Blues, trabalha o grau V da harmônica.
Pode ser usada, além do Blues, em Rock, Country, Reggae e em outros estilos,
dependendo apenas de criatividade e habilidade. Como nas músicas baseadas
na primeira posição, faremos uso de todos os efeitos aprendidos, principalmente
as
Estamos no grau V (G em C). Note que a primeira nota da escala é G. Esta
escala possui seis notas, pois a nota
e pratique tanto esta escala até que ela seja tão natural para você como respirar.
Comece a prat icar e improvisar suas melodias baseando-se nela.
A seguir temos algumas músicas na segunda posição. Lembre-se que agora
estamos trabalhando no grau V da harmônica. Também temos uma música na
terceira posição, sobre o grau II.
bend notes, representadas na tablatura pelas setas “quebradas”.G/6ñ está uma oitava acima de G/2ò. Dec ore O BLUES
O Blues, apesar de não se conhecer o fundador do estilo, parece ter surgido
de uma descendência natural das
trabalho) entoadas nas plantações e dos
do campo). Com o passar das décadas, foi influenciado por diversos
fatores através da história, recebendo influências, utilização de instrumentos musicais,
saindo das fazendas e ganhando as vilas e cidades, através de violonistas,
tocadores de banjo, gaitistas, cantores e bandas (o violão surgiu bem depois). Em
sua essência original, “Blues” significa sentimento, melancolia. As letras, que inicialmente
serviam para expor os lamentos e as desgraças dos escravos, passaram
a carregar suas histórias, seu folclore, suas alegrias e tristezas... enfim, tudo
o que eles conseguissem traduzir diretamente de suas almas para a música.
O Brasil tem uma cultura musical muito rica e assimila com extrema facilidade
todos os estilos musicais. Não é à toa que temos grandes músicos reconhecidos
internacionalmente e com o Blues não foi diferente. Apesar de não ter raízes
em nosso país, o Blues brasileiro vem crescendo e ganhando destaque no mundo
todo. Por si só o Blues é um estilo muito simples de fácil assimilação, sendo que o
que importa é o músico conseguir passar seus sentimentos, quer seja através da
letra, quer seja através de seus solos e do seu estilo de tocar.
Para tocar Blues (e outros estilos musicais também) é interessante entender
sua estrutura. Se precisar, volte à página 7, que trata sobre os graus, ou tire suas
dúvidas com seu instrutor.
No caso do Blues, a maior parte das músicas segue a estrutura I-IV-V, ou s eja,
usaremos a
em compassos, cada um com um número de tempos (ou batidas). O mais comum
é encontrar compassos de 4 tempos (ou 4 x 4), embora também haja Blues em
outras medidas. Outra característica do Blues é que cada ciclo é formado por 8 ou
12 compassos.
Veja um exemplo para a progressão básica de um Blues de 12 compassos
na tonalidade de G (que será perfeitamente tocado em nossa harmônica em C).
Lembre-se de que cada compasso possui quatro tempos (conte até quatro em
cada compasso):
gospels songs , das work-songs (cantigas deriots (gritos musicais utilizados para comunicaçãotônica, a subdominante e a dominante. As músicas são divididas Compasso
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Grau I IV I V IV I V
Cifra
G C G D C G D Outras escalas (posições) para harmônica diatônica
Estas escalas não visam apenas o Blues. Após praticá -las bastante, use sua
criatividade e conhecimentos adquiridos para aplicá-las em qualquer estilo de música
que desejar.
1ª Posição, Grau I
(Straight Harp) 1 2 2 2 2 3 3 4 5 5 6 6 7 8 9 9 10 10
ñ ñ ò ò ò ò ò ñ ñ ò ñ ò ñ ñ ò ñ ñ ñ
2ª Posição, Grau V
(Cross Harp, a mais utilizada)