sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

* DIGITALIZANDO



Tutorial de Digitalização

Pré-requisitos:
Antes de mais nada, os seguintes itens serão indispensáveis para o uso desse tutorial:
  • Um scanner instalado e configurado de qualquer marca.
  • Software OFFICE XP
  • Exemplar do livro a ser escaneado em bom estado de conservação.

Começando:
Usaremos um programa auxiliar contido no pacote Office XP, chamado “Microsoft Document Scanning”. Verifique se você possui o mesmo instalado. Caso não possua será necessário usar o CD de instalação do Office. Usaremos também “Microsoft Document Imaging”, que completa as funções do primeiro. Veja na imagem abaixo a provável localização dos mesmos em seu menu iniciar:


 


Você também pode acessar indo em Iniciar > Executar > digitando “MSPVIEW.EXE” sem aspas, e dando OK.

O Programa
Abra o “Microsoft Document Imaging” (MDI)
Clique em Arquivo > Digitalizar novo documento... O “Microsoft Document Scannig” (MDS) será chamado.



Acima o programa MDS
Clique no botão “Scanner” para que o MDS selecionar e configuras seu scanner.

Selecione a opção “Preto e Branco”, pois não precisamos de cores para aplicar o OCR depois, e o scanner trabalhará bem mais rápido.
Marque também “Solicitar páginas adicionais” para que você possa digitalizar muitas página sem precisar ficar repetindo todo o processo.

Preparando o Livro

Convém dar algumas dicas sobre como posicionar o livro no scanner. Você pode coloca-lo aberto de modo a digitalizar duas páginas de uma vez. Porém, não é recomendável usar o livro na posição vertical para isso, pois depois seria necessário girar a página para efetuar o OCR, e a probabilidade de haver muitos erros no reconhecimento é grande. Se seu scanner não puder ler o livro aberto na horizontal, prefira digitalizar uma página por vez. Mantenha o livro o mais alinhado possível. Quanto mais certo o livro estiver posicionado no escaner, melhor será o resultado final.

Digitalizando

Clique no botão Digitalizar depois de ter ajustado o scanner com o MDS.
Você pode deixar o MDS digitalizar a página sozinho, caso seu scanner ofereça isso. Ou pode usar a interface padrão de digitalização do seu scanner. Espera-se aqui que escanear não seja novidade para você, por isso não darei mais informações sobre isso.

Deixe que o escaner faça a leitura da página. Ao terminar, o MDS aparece pedindo página adicional. Posicione a próxima página no escaner e repita o processo. Ficaremos apenas nessas duas página por enquanto. Quando o MDS voltar a aparecer, recuse o pedido de página adicional e conclua a digitalização. O MDS reconhece automaticamente todo o texto para você.

Você deve ver as páginas digitalizadas no MDS. Clique no botão “Enviar texto para o Word”. Você deve ver algo parecido com a tela abaixo. Marque “todas as páginas” e dê OK.





O Word se Abre e você pode ver o texto digitalizado. Você também pode selecionar porções do texto ou mesmo todo ele no MDS, clicar em copiar (CTRL+C) e colar no Word ou editor de sua preferência (CTRL+V)

Observe na tela abaixo que o texto é enviado para o Word sem formatação.






Note como o reconhecimento foi muito problemático nesse caso.

Isso pode acontecer com os primeiros documentos que você escanear. É normal. Esse processo exige paciência até que se pegue o jeito. Problemas como o acima ocorrem por um desse motivos:

- A Resolução usada na digitalização está muito baixa.
- A página está mal posicionada no escaner ou livro se mexeu enquanto estava sem lido.
- O idioma configurado no MDS está incorreto (Exibir > Opções)
- Estado de conservação do livro.

OTIMIZANDO SEU DESEMPENHO

- Procure fazer o OCR em blocos de 50 ou mais páginas de cada vez. Isso agilizará o processo de escaneamento do livro.
- Não dei  e para formatar o  livro quando tiver concluído a digitalização. Ao contrário, vá fazendo a correção aos poucos.
- Fique atento para erros comuns de reconhecimento. Alguns exemplos; a letra m pode aparecer com rn, í como l, etc.
- Omita na digitalização notas de rodapé, cabeçalho e textos explicativos. Omita também o número da página, mas não deixe de colocá-lo manualmente depois, para marca onde você parou.

Espero que esse pequeno guia tenha sido útil para seus propósitos, e que você possa contribuir também na propagação do conhecimento e da cultura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!